Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Rússia projeta tablet Android à prova de hackers


Dispositivo foi criado visando segurança de dados militares e do governo, mas também poderá ser vendido para o público por cerca de 500 dólares

O Ministério de Defesa da Rússia anunciou um novo tablet baseado em Android, mas sem todo o software que eles acreditam comprometer a segurança do usuário.

Exibido na feira de tecnologia IFA 2012 durante a visita do vice-primeiro ministro Dmitry Rogozin a Berlim, o tablet teria sido projetado ao longo de vários anos como um projeto de pesquisa militar apoiado por financiamento privado.

A necessidade para ele é simples: o governo da Rússia quer um tablet que possa executar algumas aplicações principais, mas sem se expor a riscos de segurança desnecessários, ou pelo menos evitá-los ao máximo.

As especificação exatas não foram explicadas, mas aparentemente o dispositivo será baseado em chips ARM e vai empregar criptografia suficiente para uso militar e do governo. "Não há nada como esse sistema operacional no mercado. Ele é à prova de hackers. Há pessoas que estão clamando por isso", disse o líder do projeto Dmitry Mikhailov. "Eles não têm medo apenas do Google ou do governo dos EUA roubarem coisas. Eles estão com medo de vazamentos em geral."

O tablet será fabricado na Rússia e utilizado por uma gama de funcionários, incluindo os de instituições-chave do Estado, como a empresa de petróleo Gazprom. A versão para o consumidor custará, aparentemente, 15 mil rublos (ou cerca de 519 dólares) cada, enquanto que uma versão militar será projetada contra choque e à prova d'água.

Fontes russas têm dúvidas sobre as perspectivas de mercado do projeto, sem contar a venda para o governo russo. O tablet irá incluir a tecnologia de posicionamento global, mas utilizará o sistema GLONASS russo em vez do GPS mais comum.

Fonte: IDGNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário