Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Segurança Cibernética no Brasil – Um Manifesto por Mudanças

Acreditamos que o bem-estar econômico das empresas brasileiras  e os interesses do Governo estão em grave risco de  ataques  cibernéticos,  violações  e  vazamentos de dados. 

Perdas de propriedade intelectual e fraude generalizada já estão contribuindo para elevar os custos de produtos e  serviços.  Ataques invasivos  efetuados por cibercriminosos  procurando ganho financeiro, espiões de governos e particulares, ativistas e até mesmo terroristas podem produzir efeitos devastadores sobre as redes de telecomunicações, sistemas de redes elétricas e no sistema financeiro  do Brasil.

Reputações corporativas e governamentais também estão em risco. "Dúvidas", com evidente corolário comercial, podem ser suscitadas sobre a capacidade do Brasil de proteger os investimentos, a propriedade intelectual e o bem-estar de funcionários e cidadãos, como forma de reduzir ainda mais o nível  de investimento estrangeiro direto em nosso mercado.
Esta campanha visa  a estimular o apoio e a criar uma visão compartilhada de como podemos proteger melhor o Brasil de ataques cibernéticos, aumentando a consciência e a compreensão dos líderes empresariais e de governo, incluindo a cibersegurança como um dos princípios fundamentais de uma governança corporativa moderna e adequada.
Este é um desafio de longo prazo, que precisa começar a ser enfrentado desde já.

Como primeiro passo, estamos pedindo a gestores de segurança que se comprometam com este “Manifesto Cibernético”, como parte de sua estratégia operacional, e incentivando a inclusão das questões de cibersegurança no topo da agenda corporativa.
Não há uma solução única, e o problema não pode ser resolvido por um pequeno grupo de empresários e pensadores. Mas preferimos acreditar que pequenas  ondulações de ideias podem vir a formar gigantescas ondas de opiniões.

Estas são as quatro áreas-chave em que iremos nos concentrar:


1. Formar líderes experientes em segurança da informação – Os líderes empresariais e governamentais precisam compreender os riscos cibernéticos e entender que essas questões não estão mais apenas no âmbito da Tecnologia da Informação,  mas sim da governança corporativa consciente e responsável.
Não cabe mais apenas ao CIO a resolução das ameaças cibernéticas. Esse é um problema que deve er atacado de forma sistêmica, sob a liderança de CEOs e autoridades do setor público. Iremos trabalhar com as associações e empresas brasileiras, bem como com o Governo, para oferecer workshops e treinamentos visando a ajudar na capacitação de nossos líderes.

2. Aprimorar a privacidade/Colaborar com o setor público – Os cibercriminosos acostumaram-se a agir com certo grau de impunidade.  Muitas empresas preferem simplesmente reconhecer os danos decorrentes de ataques cibernéticos como perda, a fim de proteger a confiança em seus sistemas e em suas marcas, o que de certa forma instiga a impunidade. Nós almejamos trazer uma melhor compreensão sobre a adequada aplicação  da lei aos líderes de negócio, visando a estabelecer melhores prática a respeito de como lidar com o crime cibernético, principalmente quando acarretar riscos à reputação ou à confiabilidade dos negócios.
3. Sanar a escassez de proficiência em cibersegurança – Dado o aumento exponencial da demanda por especialistas em cibersegurança, é fundamental a busca por novas formas de inspirar as pessoas com as competências e o desejo de manter as empresas e os governos seguros e atrair profissionais brilhantes e dedicados para o setor. Iremos trabalhar em estreita colaboração com universidades, governos e associações de segurança cibernética, visando a garantir a oferta de treinamentos, oportunidades e trajetórias de carreira claramente definidas.
4. Transformar as pessoas na primeira linha de defesa – Há sempre um elemento humano nos ataques cibernéticos. Negligência, ignorância, raiva ou mesmo curiosidade são a origem de grande parte dos incidentes. Em nossa visão, o desenvolvimento de um portal público pode fomentar comportamentos mais adequados em torno da segurança cibernética e, consequentemente, ajudar a elevar de forma muito favorável o nível de investimento direto em segurança perante os crescentes investimentos em tecnologia. A formação de profissionais e cidadãos conscientes das questões de cibersegurança será vital para  a contínua transformação do Brasil em uma economia moderna, globalizada e conectada.

Convidamos sua empresa ou organização a apoiar esta iniciativa.

Esta é uma iniciativa colaborativa. Nenhuma organização, grupo ou entidade possui poder de decisão ou responsabilidade exclusiva pelos esforços deste Cyber Manifesto.

Se você tem perguntas, ou gostaria de apoiar nossos esforços, entre em contato:
E-mail : wbeer@alvarezandmarsal.com
Twitter: @cyber_manifesto #CyberManifesto

O manifesto  estará disponível para consulta pública e coleta de assinatura de partes interessadas a partir do dia 16 de junho no site: www.cyber-manifesto.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário