Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Segurança: proteja a sua privacidade online enquanto navega na Internet

Aprenda algumas maneiras de proteger a sua privacidade enquanto navega online.

Em outra época isso soou como paranoia; agora soa mais como "senso comum". O leitor Steve me pediu sugestões de maneiras seguras e protegidas de acessar à Internet sem que seja rastreado por cibercriminosos, empresas e governos.

Não há qualquer tipo de proteção 100% perfeita, que irá assegurar a sua privacidade por completo. A vulnerabilidade Heartbleed deixou isso bem claro neste ano. Mas você pode "blindar" o seu acesso à Internet, tornando uma brecha de segurança menos provável.

Eu já falei sobre privacidade em e-mails, então irei concentrar minha resposta em navegação segura na web.


O modo privacidade do seu browser

A maioria dos navegadores possuem um modo que permite ao usuário visitar sites sem ser rastreado. Não há histórico ou mesmo cookies.

Mas você precisa saber que esse modo possui limites. Os sites que você visita continuarão a receber o endereço IP do seu roteador e o seu provedor de Internet saberá quem você está visitando. E, se o seu provedor sabe, o governo também pode eventualmente descobrir.

Para acessar o modo privado no navegador

- Internet Explorer: selecione no menu a opção "Segurança" > "Navegação InPrivate"

- Chrome: clique na opção do menu > "nova janela anônima"

- Firefox: no menu selecione a opção "Arquivo" > "Nova janela privativa"

Add-ins

Se você usar as ferramentas certas elas podem acrescentar camadas de proteção no seu navegador. Aqui estão duas gratuitas que eu recomendo.

Alguma vez você já hesitou em colocar o seu endereço de e-mail em um formulário online? Com o MaskMe instalado no Firefox ou Chrome você pode clicar no campo para adicionar o seu endereço e fornecer um e-mail aleatório e descartável.

A mensagem enviada para aquele endereço será redirecionada automaticamente para o seu e-mail real... até que você diga ao MaskMe para parar com os envios. Se você estiver disposto a pagar 5 dólares por mês ou 45 dólares por ano para se inscrever no serviço premium, o MaskMe pode fornecer também números temporários de cartões de crédito.

MaskMe oferece um endereço de e-mail alternativo

Outra opção de add-in é o Ghostery: ele te protege de "espiões comerciais" que trabalham em segundo plano. Toda vez que você carrega uma página online, ela exibe uma pop-up chata, mas reveladora, que exibe todos os serviços de publicidade e de monitoramento que estão utilizando aquele site. Você pode bloquear os serviços que desejar.

Eu também devo lembrar que a empresa dona do Ghostery, a Evidon, ganha dinheiro com anunciantes, o que cria um possível conflito de interesses.

Disfarces mais completos

Todas essas soluções ainda permitem que sites vejam o seu endereço IP e o seu provedor de monitorar os seus hábitos de navegação. Você pode utilizar uma rede virtual privada (VPN ou Virtual Private Network, em inglês), entre outras opções, para esconder o seu endereço IP.

Tor browser

Ou você pode, ainda, utilizar o navegador anônimo Tor. Esse browser especial, que sempre roda em modo privado, envia o seu sinal por uma série de servidores para esconder de onde ele realmente vem. Esse é o mais seguro que você consegue ficar na Internet.

Com essas precauções você deve estar razoavelmente protegido.

Fonte: IDGNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário