Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

PRIVACIDADE - Google enfrenta dificuldades para implementar direito de ser esquecido

A empresa relata problemas ao aplicar a decisão do tribunal europeu que permite aos usuários solicitar a remoção de resultados de pesquisa

Desde que o Tribunal Europeu de Justiça decidiu, em maio, que os europeus poderiam desfrutar do "direito de ser esquecido", o Google recebeu 70 mil pedidos de remoção de resultados de pesquisa relacionados a 250.000 páginas. 

Diante disso, a empresa enfrenta dificuldades para implementar a decisão do tribunal, situação que foi descrita pelo seu diretor jurídico e vice-presidente sênior, David Drummond, em artigo publicado em diversos jornais europeus. 

"[O] desafio é descobrir quais informações devem deliberadamente ser omitidas de nossos resultados, seguindo a decisão do Tribunal Europeu de Justiça", escreveu. 

Avaliar quais informações a empresa é solicitada a remover provou ser uma tarefa difícil. Para determinar isso, o Google agora tem uma equipe de pessoas que analisam individualmente os pedidos de remoção de conteúdo e formou um conselho consultivo que inclui especialistas da academia, mídia, autoridades de proteção de dados, da sociedade civil e do setor de tecnologia. 

Benefícios da criptografia para os negócios

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, a criptografia é um campo de conhecimento que está presente regularmente na vida da maioria dos cidadãos. Por exemplo, na hora de realizar uma compra online, consultar um extrato bancário e até mesmo enviar conversas e imagens através de aplicativos de smartphones ou nas comunicações internas em empresas.

Apesar de ser muito utilizada em atividades cotidianas, essa tecnologia ainda é cercada de mistério. Então o que é exatamente a criptografia e por que deve ser usada?

A palavra criptografia, que vem do grego “grafia escondida”, é um ramo da matemática cuja função é permitir que mensagens sejam trocadas de modo que apenas o destinatário veja o conteúdo. Isto é, ninguém pode saber qual o saldo da sua conta ou ler seus e-mails sem sua autorização.

Como se proteger contra a Gameover Zeus e outras botnets

Veja algumas dicas para não cair em armadilhas e acabar com a sua máquina sendo usada em botnets.

No mês passado, uma das maiores botnets identificadas neste ano foi derrubada: a Gameover Zeus (GOZ). A "Operação Tovar" foi resultado de um esforço multinacional entre agências governamentais, policiais e empresas privadas para desligar a rede de computadores que foi responsável por mais de 100 milhões de dólares em prejuízos.

A CrowdStrike é uma das empresas privadas que estava bastante envolvida na Operação Tovar, e trabalhou ao lado da Agência Nacional de Crimes do Reino Unido, o FBI, a Europol e outros. "Mais de 500 mil máquinas infectadas foram desligadas. Os responsáveis pela GOZ e pelo Cryptolocker, que foram impactados pelas ações recentes, causaram danos significativos a pessoas inocentes, disse Adam Meyers, vice-presidente de inteligência da CrowdStrike.

Dwayne Melancon, CTO da Tripwire, elogiou a Operação Tovar e lembrou que "derrubar os servidores de comando e controle de uma botnet é uma tarefa monumental". Melancon adverte que as botnets são extremamente resistentes e acredita que não vai demorar muito até que uma nova estrutura de comando e controle preencha o vazio deixado pela Gameover Zeus.

10 coisas que você deve saber sobre o "botão da morte" dos smartphones

Parece cada vez mais provável que os futuros modelos de celulares inteligentes sejam equipados com esse recurso antirroubo

A Apple já tem um, a Microsoft e o Google estão trabalhando em um, o Estado de Minessota irá solicitá-lo no próximo ano e, em breve, ele poderá se tornar lei na Califórnia - e quem sabe no restante dos EUA. O chamado "killswitch" ou "botão da morte" parece estar no caminho de todos os próximos dispositivos móveis que serão vendidos nos EUA - então por que o alarde?

Aqui estão os pontos mais importantes dessa tecnologia.

O que é?

Por mais de um ano, oficiais da aplicação da lei em todos os Estados Unidos pressionaram a indústria de telefonia para fazer mais para combater furtos de smartphones e o botão da morte foi a resposta proposta para essa questão. Ele é um software instalado em todos os novos smartphones que permite desativar completamente o aparelho roubado.

As leis não atingem tablets, PCs, feature phones ou outros dispositivos.