Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Fundador do Pirate Bay é condenado a 3 anos e meio de prisão na Dinamarca

Detido no país desde novembro de 2013, um dos cabeças do conhecido site de troca de arquivos já apelou da decisão do tribunal.

O cofundador do Pirate Bay, Gottfrid Svartholm Warg, foi condenado nesta sexta-feira, 31/10, pelo tribunal de Frederiksberg, na Dinamarca, a três anos e meio de prisão por acusações de hack e vandalismo sério.

Svartholm Warg apelou imediatamente a decisão, mas ainda está em custódia, afirmou a juíza Kari Sørensen, que presidiu o caso. Ela ainda adicionou que o réu vai permanecer na Dinamarca durante a apelação.

Um jovem dinamarquês de 21 anos apontado como cúmplice e condenado a servir seis meses de prisão foi libertado nesta quinta-feira, 30/10. A juíza determinou que os veículos de comunicação não publiquem o nome do homem para proteger sua privacidade. Como ele estava em custódia há 17 meses, ele pode ser elegível para compensação pelos meses adicionais em que ficou preso.

5 ferramentas grátis de colaboração e gestão de projeto

Estabelecer boas relações entre o time é um dos fatores-chave para o sucesso de uma iniciativa. Aqui vão cinco ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa

Certa vez, o manager de baseball Casey Stengel proferiu a seguinte frase: “encontrar bons jogadores é fácil. Difícil é fazê-los jogarem juntos”. A afirmação talvez valha para o momento atual no que tange aos recursos tecnológicos. Colaboração é um dos fatores-chave para o sucesso independente do tamanho da companhia.

Com isso em mente, fica simples observar o quão importante é possuir a ferramenta de colaboração certa para manter os times conectados e caminhando numa mesma direção. A Computerworld listou algumas soluções que podem ajudá-lo nesse sentido.

Hackers usam Dropbox em ataque convincente de phishing

Descoberto pela Symantec, golpe que enviava links hospedados no próprio serviço de armazenamento de arquivos já foi derrubado pela própria Dropbox.

O serviço de armazenamento de arquivos Dropbox foi usado para um ataque de phishing enganoso, segundo a empresa de segurança Symantec, que nota que a empresa foi rápida em acabar com o problema em questão.

A Symantec afirma ter detectado um volume de e-mails de phishing que afirmavam aos destinatários que eles tinham recebido um grande arquivo e ainda enviava um link para uma página hospedada no Dropbox.

“O e-mail afirma que o documento pode ser visualizado ao clicar no link incluído na mensagem. No entanto, o link em questão abre uma página falsa de login do Dropbox, que por sua vez está hospedada no próprio Dropbox”, afirmou o especialista em segurança da Symantec, Nick Johnston, em um post sobre o assunto.

Ao hospedar uma página falsa de login no Dropbox, os criminosos ganham alguns benefícios em vez do que teriam se a colocassem em um nome de domínio estranho e aleatório. A página era colocada dentro do domínio de conteúdo de usuário do Dropbox, de forma parecida com fotos ou arquivos compartilhados, afirmou Johnston.

Sistema operacional humano: o paraíso dos hackers

É praticamente impossível que um apaixonado Romeu não seja acometido pelo ciúme nesses cada vez mais sofisticados ataques com recursos de engenharia social

Parece que o sistema operacional que realmente precisa de algumas correções de segurança é o humano. Enquanto gigantes da tecnologia como Microsoft, Google e Apple lançam atualizações, ajustes, correções constantes para ameaças, as brechas sempre aparecem no elo mais fraco – o funcionário negligente ou ignorante. O peopleware (aquela peça que fica entre o monitor e o encosto da cadeira), pode perceber, sempre tem uma parcela de culpa considerável.

Convenhamos: é praticamente impossível que um apaixonado Romeu não seja acometido pelo ciúme e curiosidade nesses cada vez mais sofisticados ataques que se valem de recursos de engenharia social. Olhando apenas para o ano passado, veremos que as maiores violações tiveram como alvo e tática enganar um empregado. 


E isso é, apesar de anos de advertências lançadas por especialistas que bateram na tecla do treinamento para que os trabalhadores se conscientizem de seu papel na segurança da informação, ainda é fundamental uma palestra para todo o time a cada seis meses para que a sistema operacional humano não fique desatualizado. 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne especialistas pelo Brasil

Em sua 11ª edição, a SNCT busca popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país. Evento acontece até domingo, 19/10.

Começa nesta segunda-feira a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). Com o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, o evento tem amplitude nacional e segue com programação até domingo, 19.

Em sua 11ª edição, a SNCT busca popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país, além de incentivar a atitude científica e a inovação. Outra vocação é o estímulo às instituições para abordarem a ciência e a tecnologia em uma dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.


Oito temas principais serão abordados ao longo da SNCT 2014: segurança alimentar e nutricional, tecnologia, biodiversidade, tecnologia da informação e da comunicação, energia renovável, centros e museus, difusão e popularização da ciência e centros vocacionais tecnológicos.

Não dá para ser gestor e programador ao mesmo tempo

A escolha de um programador para servir como gestor de projeto pode prejudicar a produtividade do projeto e ser cruel para o programador ao pedir que faça o impossível

Eis algo que nunca funciona bem: surge um pequeno projeto, que não precisa necessariamente de um gestor de projeto em tempo integral. Então, decide-se que um dos programadores pode funcionar como gestor do projeto. Afinal, quem melhor entende o que precisa de ser feito do que o programador?


Isto é verdade, e muitos programadores são bons gestores de projeto. Não há nenhum conflito inerente entre o tipo de pessoa que é um bom programador e aquele que faz será bom gestor. Ambos estão orientados para o detalhe e procuram resultados concretos. Mas é simplesmente impossível ser um bom programador e um bom gestor de projeto simultaneamente.

Ciberataque contra JPMorgan Chase pode ter atingido outros bancos

Segundo reportagem do The New York Times, ataque feito em junho também teria atingido outras 9 instituições financeiras. Hackers estariam localizados na Rússia.

A notícia sobre o ciberataque contra o JPMorgan Chase só piora: outras instituições financeiras também foram atingidas pelo mesmo grupo criminoso, segundo o jornal norte-americano The New York Times.

“Cerca de nove outras instituições financeiras – um número que não tinha sido anunciado anteriormente – também foram invadidos pelo mesmo grupo de hackers”, de acordo com a reportagem publicada na última sexta-feira, 3/10. “Acredita-se que os hackers estão operando a partir da Rússia e parecem ter ao menos conexões soltas com oficiais do governo russo.”

A reportagem cita fontes não identificadas com conhecimento do assunto, e afirma que os nomes dos outros bancos afetados não puderam ser imediatamente informados.

Celebridades ameaçam processar Google por vazamento de fotos íntimas

Segundo advogado dos famosos, gigante de buscas "está ganhando milhões e lucrando a partir da vitimização de mulheres”. Google se defende e diz ter agido.

O Google pode ser processado pelo advogado que representa diversas celebridades que tiveram suas fotos íntimas vazadas online por hackers. A razão para a ameaça é que a gigante de buscas não teria retirado as imagens da web, de acordo com informações da Reuters e do New York Post.

Em uma carta enviada nesta quarta-feira, 1/10, para o Google, o advogado Martin Singer afirma que a empresa de Mountain View “está ganhando milhões e lucrando a partir da vitimização de mulheres”.