Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

A importância do horário correto para a Segurança da Informação




Termina neste domingo (26), à meia-noite, o 41º Horário de Verão brasileiro. Os moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e do estado da Bahia terão que atrasar os relógios em um hora, voltando ao fuso horário normal (GMT -3).

Segundo o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), “a exatidão dos relógios dos sistemas é de vital importância para a segurança, principalmente para o tratamento de incidentes de segurança. Relógios exatos, devidamente sincronizados com servidores NTP confiáveis, permitem manter a consistência dos logs, o que é imprescindível nas investigações e identificação de responsáveis“.

Ou seja, é a exatidão nos relógios dos sistemas de uma rede que permite uma auditoria ou investigação forense confiável.


Os servidores NTP, citados acima, são máquinas dedicadas a servir o horário correto utilizando-se do protocolo NTP (Network Time Protocol), que é o mais recomendado por ter implementação para os mais variados sistemas. Esses servidores podem ser implementados localmente (uma máquina dedicada em sua rede interna) ou serem utilizados pela internet. No Brasil, temos o NTP.br, serviço oficial oferecido pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa, órgão responsável por gerir a Internet no país), que distribui a “Hora Legal Brasileira“, definida pelo Observatório Nacional.

Para mais informações sobre o serviço nacional, visite o domínio NTP.br. O portal fornece todas as informações necessárias para implementação, ajustes e utilização do NTP no Brasil. Para informações do protocolo NTP em si, visite NTP.org (em inglês).

Fonte: SegInfo