O CGI (Comitê Gestor de Internet do Brasil), responsável por coordenar as iniciativas de Internet no país apresentou no dia 23/11 um acordo que prevê recomendações para redução de envio de spam por computadores brasileiros, a partir de uma medida chamada Gerência da Porta 25. A partir dessas diretrizes, o comitê pretende retirar o país da lista entre os maiores emissores de spam do mundo.
Saiba como irá funcionar essa Medida:
Recomendação para a Adoção de Gerência de Porta 25
O que é gerência de porta 25?
É o conjunto de ações, aplicadas em redes residenciais, para separar a submissão de e-mails por um usuário, do transporte de mensagens entre servidores de e-mail.
Como é feita essa separação de funcionalidades?
A submissão de e-mails, feita via softwares como Thunderbird e Outlook, passa a ser por uma porta exclusiva para esse fim: a 587/TCP, com autenticação. Já o transporte continua sendo feito via 25/TCP.
Como isso impede o spam?
Quando os usuários adotarem a porta 587/TCP, a operadora (de ADSL, cabo, 3G, etc) poderá filtrar o tráfego com destino à porta 25/TCP. Desse modo, os e-mails legítimos, que usam uma porta diferente, não são afetados. Mas os spams, que são enviados por máquinas infectadas/botnets direto para servidores de e-mail, não saem da rede.
Um spammer não consegue mandar e-mails via porta 587/TCP?
Sim, mas o envio tem que ser autenticado, o que o torna rastreável e permite a aplicação de outras medidas preventivas pelo provedor de e-mail.
Mas se existem filtros anti-spam, quais as vantagens dessa ação?
Impedir que o spam saia da rede onde está a máquina infectada. Isso evita o desperdício de banda e que o usuário vítima do spammer pague a conta do envio das mensagens. Os servidores de e-mail também ficam menos carregados, aumentando a qualidade do serviço.
Qual será o impacto para os usuários de e-mail em geral?
Será necessária, apenas, a alteração da configuração do programa de e-mail.
Isto também afeta quem usa webmail?
Não. Aqueles que utilizam webmail não terão que fazer nenhuma configuração adicional.
Serviços como Gmail, Yahoo! e Hotmail serão afetados?
Todos estes provedores de e-mail oferecem o serviço de submissão na porta 587/TCP. Quem usa esses serviços pode checar nos seus sites como fazer para usar essa porta. Se usar esses serviços via webmail, não precisa mudar a configuração.
Todos os provedores de e-mail já estão adotando?
Alguns provedores já estão migrando seus usuários para a nova porta, outros planejam iniciar em breve.
Existe um prazo para que todos adotem esta recomendação?
A adoção será gradual e a definição de um prazo está sendo discutida em um grupo de trabalho mantido pelo CGI.br, do qual fazem parte operadoras de telecomunicações, Anatel, provedores de e-mail e associações que representam estes setores.
Fonte: ANTISPAM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário