Um novo smartphone chamado que Blackphone que promete proteger os usuários de quem quiser espionar os seus dados, incluindo até a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), alvo de denúncias recentes do ex-funcionário Edward Snowden.
Feito a partir de uma parceria entre as empresas suíças Silent Circle e Geeksphone, o projeto tem o apoio de vários especialistas de segurança, como o criador do protocolo de criptografia de dados PGP, Phil Zimmermann.
Livre de operadoras e fabricantes, o aparelho roda uma versão do sistema Android “orientada para segurança”, criada pela PrivaOS.
O dispositivo permite que o usuário faça e receba ligações telefônica e videochamadas, além de trocar mensagens de texto (SMS) e transferir e armazenar arquivos diversos.
Apesar de as especificações técnicas do Blackphone ainda não terem sido reveladas, o CEO da Silent Circle, Mike Janke, garante que o dispositivo será um smartphone top de linha.
No entanto, vale notar que a principal prioridade do novo aparelho não está em ter os melhores recursos técnicos, mas sim em proteger a privacidade dos usuários, como afirma Phil Zimmermann.
Para saber mais sobre o Blackphone ainda será preciso esperar mais um pouco, já que o aparelho será apresentado durante a feira de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona, na última semana de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário