Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

2º dia da Semana Acadêmica de Informática no IESB-OESTE

Segue resumo da I SEMANA ACADÊMICA DE INFORMÁTICA (IESB-OESTE)

2º DIA


Palestrante: EUSTÁQUIO MENDES GUIMARÃES

O Palestrante EUSTÁQUIO MENDES abordou o tema: Ubuntu Desktop, posso utiliza-lo no dia-a-dia? Segue alguns trechos e complementos da apresentação.

O que é o Ubuntu?

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

Por que migrar para o Ubuntu?

O Ubuntu tem diversas vantagens em relação ao Windows. Essa página irá discutir os benefícios de usar o Ubuntu e porque você poderia gostar de experimentá-lo.

Estabilidade

O Ubuntu foi construido sobre a lendária estabilidade do sistema operacional Debian GNU/Linux. Mesmo que uma aplicação trave no Ubuntu, a sua área de trabalho não irá travar, o que poderia causar perda dos dados de outras aplicações abertas.
A razão da estabilidade do Ubuntu está na forma como ele foi criado e é mantido. Se qualquer pessoa encontrar um problema de estabilidade em uma aplicação do Ubuntu, o mesmo pode ser reportado, remetido e distribuído para o sistema Ubuntu automaticamente. 
O código fonte do Ubuntu também é disponível, sendo assim os problemas também podem ser encontrados pelos os usuários.
Não espere por pacotes acumulativos de serviços, você tem a sua disposição um sistema funcional e sólido.
As aplicações Ubuntu são testadas por milhares de pessoas em todo o mundo para verificar a estabilidade delas.
O Debian GNU/Linux é tão estável que ele é usado para gerar os sistemas computacionais mais críticos no mundo.
Problemas com programas no Ubuntu podem ser relatados e acompanhados por você, sendo frequentemente corrigidos rapidamente.

Segurança

A segurança de seu computador é o maior foco do time do Ubuntu. O Ubuntu oferece alta segurança como padrão. Vírus, spywares e adwares são praticamente inexistentes no Ubuntu e questões de segurança são corrigidas rapidamente.
O Ubuntu protege partes importantes de seu sistema contra falhas de segurança limitando a maneira como elas podem ser acessadas sem uma senha administrativa.
Questões de segurança são normalmente corrigidas rapidamente e eficientemente, frequentemente apenas poucos dias após serem reportadas.
Distribuições Linux tais como Ubuntu são largamente utilizadas como servidores web devido ao seu alto nível de segurança.
O Ubuntu tem um sistema de atualização de segurança fácil de usar, o qual alerta você quando novas correções de segurança estão disponíveis.
Fácil de Usar
O Ubuntu é um Linux para seres Humanos. Os programas são desenvolvidos para você, a pessoa que os usa, não sendo feitos mais complexos do que o absolutamente necessário. Isso não significa que o Ubuntu perde em potência, ao contrário, ele é cheio de inovações as quais outros sistemas operacionais estão apenas começando a pensar em usá-las.
As mensagens são ditas de uma forma clara, desse modo você precisa lê-las apenas uma vez.
Seus programas são organizados de forma a deixá-los fácil de encontrar.
Os programas tendem a ser o mais simples possível, com foco nas tarefas que você deseja realizar.

Internacional

O Ubuntu pode ser usado por qualquer um, onde quer que ele more e seja qual for a língua que ele fale. Com suporte para mais de 100 línguas, desde de o Africano até o Zulu, além de oferecer fácil acesso a novas traduções quando elas são feitas, o Ubuntu é verdadeiramente um sistema operacional internacional. Você pode até mesmo submeter suas próprias traduções!
Assim como as traduções, o Ubuntu também oferece as mais variadas configurações de teclado e formas de digitação, sendo assim você pode usar seu computador muito bem em qualquer língua.
Contribuição para as traduções são feitas por um grande número de voluntários ao redor do mundo.
Você mesmo pode sugerir traduções, usando o serviço online Rosetta.
Novos pacotes de linguagem podem ser instalados de forma rápida e conveniente, usando a ferramenta Suporte a Idiomas.

Acessível

O Ubuntu inclui um conjunto de ferramentas de acessibilidade por padrão, como os magníficos leitores de tela e teclados virtuais. Também estão disponíveis as ferramentas mais recentes, tais como a inovadora aplicação de entrada Dasher e o leitor de tela Orca.
O projeto Ubuntu tem um Time de Acessibilidade o qual dedica-se em tornar o Ubuntu mais acessível para todos.
Ferramentas de acessibilidade estão disponíveis quase sempre para você, desde do instalador até a área de trabalho.
O Ubuntu é feito mais e mais acessível a cada lançamento.
Você pode ajudar a tornar o Ubuntu mais acessível contatando o Time de Acessibilidade e reportando qualquer problema que você enfrentou.

Livre

O Ubuntu é Livre e Código Aberto. Nós nunca iremos lhe cobrar por instalar e usar o Ubuntu, você sempre pode acessar, modificar, usar e distribuir nossas aplicações suportadas. Na verdade, você é encorajado a fazer isso!
Isso não apenas significa que você economiza dinheiro em seus programas, isso também significa que o programa que você usa é completamente transparente e aberto a examinação.
Problemas de segurança são encontrados rapidamente.
Nenhuma surpresa maliciosa pode ser incluída sem o seu conhecimento.
Você mesmo pode fazer alterações no Ubuntu. Livremente!
Qualquer um pode usar o Ubuntu, não importa quem ele seja.

Comunidade

A comunidade é a base para tudo que o Ubuntu faz; sem a comunidade, o Ubuntu não seria o sistema operacional mundial que é atualmente. Provendo traduções, testando e criando novos programas e corrigindo problemas, a comunidade é vital para o sucesso do Ubuntu. Qualquer pessoa pode envolver-se, o quanto ela desejar. Você pode ajudar a moldar as direções do projeto Ubuntu e melhorar programas para as pessoas ao redor do mundo.
Qualquer pessoa pode contribuir com o Ubuntu, não importa quem ele seja.
O Código de Conduta Ubuntu e o Conselho da Comunidade ajudam a guiar a comunidade e garantir que qualquer um tenha uma chance justa de ser ouvido.
Existem numerosos times e projetos dentro do Ubuntu para pessoas com diferentes interesses e ideias.

Fonte:
"Why switch to Ubuntu?" 
"PorQueMigrarParaUbuntu" 


Palestrante: Alan Kardec V. Machado

O Palestrante Alan Kardec abordou o tema: Introdução a Software Livre. Segue alguns trechos e complementos da apresentação.


Introdução a Software Livre

Esta palestra reformou os temas recorrentes sobre a Introdução a Software Livre já abordado no Primeiro dia de Palestra com o Professor Ronald Costa.

Para relembrar: Clique aqui.

Software Livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Assim encerrou-se o segundo dia de apresentação. Aguarde por mais novidades dos outros dias de palestras em nosso blog.

Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário