Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Golpes no Facebook: Apps prometem mostrar quem visitou seu perfil no FB


Todos os apps que prometem mostrar quem visitou seu perfil devem ser considerados suspeitos

Os aplicativos publicam mensagens em nome do usuário na rede social para divulgar o golpe e capturar informações pessoais, segundo a Sophos.

Um aplicativo malicioso, afirmando ser uma atualização do Facebook, diz tornar possível saber quem acessou seu perfil nos últimos dias. Aparentemente, o o recurso funciona como qualquer outro na rede social: você começa a usá-lo, ele solicita sua permissão para acessar seus dados e publicar em seu nome no site. Mas, apesar de simular um recurso oferecido pelo Orkut, na verdade ele vai publicar mensagens no mural de seus amigos, atraindo mais gente para o golpe.

Claramente, apps como esse são usados para capturar dados pessoais ou para espalhar golpes virtuais (scams) na rede social, de acordo com o blog Naked Security, da empresa de segurança Sophos.

Caso você tenha sido vítima deste ou de golpes parecidos, apague as mensagens da sua linha do tempo, revogue as permissões do aplicativo (entrando em editar configurações de aplicativos e sites, nas configurações de privacidade do seu perfil no Facebook) e reporte o aplicativo como spam, clicando na engrenagem ao lado da opção “criar página”, na lateral direita da página do app.

E lembre-se: o Facebook ainda não oferece recursos para visualizar os seus visitantes recentes. Qualquer um que prometa essa opção deve ser considerado suspeito.

Fonte: IDGNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário