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Dicas para superar o estresse do trabalho em TI


Mais e mais profissionais de TI estão fartos de seus empregos e da constante pressão de ter que fazer milagres com os recursos cada vez mais limitados.

“Com a situação econômica, e os departamentos de TI tendo que fazer mais com menos, vimos um pequeno aumento no número de profissionais que estão ficando cansados”, observou Rachel Russell, diretor da TEKsystems, fornecedora de soluções e serviços de TI. “Em alguns casos, eles estão mesmo um pouco ressentidos por causa da quantidade de trabalho que tem que assumir, a fim de manter as luzes acesas em sua organização. Eles estão cansados.”

Russell oferece seis dicas para os profissionais de TI deixarem a síndrome de burnout (condição consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho) e voltarem a trabalhar com gosto. Deixe a dor cicatrizar.

    Pergunte a si mesmo se você está estressado ou simplesmente recebendo um honesto feedback: todos os funcionários de TI têm um mau dia ou dois, ou três. Mas o ajuste ocasional não é motivo para preocupação. Pelo contrário, é importante determinar se os sentimentos negativos que você está abrigando são uma falha temporária ou uma companheira constante. “Um indicador é o tempo que o estresse está sendo transportado”, disse Russell. “Todo mundo passa por momentos de alto estresse, mas é preciso avaliar se é um tipo consistente de ansiedade que o empregado tem vindo a desenvolver dentro da empresa.”
    Conheça a ti mesmo: goste ou não, existem algumas personalidades que são simplesmente mais suscetíveis a síndrome burnout. Portanto, antes de culpar um gerente de TI ou exigir uma implantação desastrosa de sentimentos de burnout, você deve olhar mais profundamente o seu interior. “A personalidade de querer agradar, não ser bom em dizer não – essas pessoas tendem a se embebedar”, alertou Russell. “Há muito trabalho a ser feito lá fora, e se você não sabe como empurrar ou efetivamente lidar com as suas prioridades, você vai ficar sobrecarregado. Além disso, pessoas com mais de uma tendência cínica de sua personalidade pode alcançar burnout. Esta falta de positividade pode ser drenada e levada a um rápido esgotamento.”
    Explore a sua empresa: quando você está sofrendo de esgotamento profissional, é fácil se sentir como se não há escapatória. No entanto, muitas vezes a resposta está bem debaixo do seu nariz. “É importante que os funcionários conheçam as oportunidades que existem fora do seu grupo e de sua equipe de TI”, disse Russell. “Dessa forma, eles saberão se as frustrações que eles estão sentindo realmente prevalece em toda a empresa ou somente em seu departamento ou área.”

    Reacenda sua paixão: você está sobrecarregado com um recente projeto de ERP? Ou você já não está inspirado por aquilo que você faz para viver? Se os seus deveres do dia-a-dia estão ficando chatos, talvez seja hora de mudar completamente de carreira. “Quando os profissionais de TI começam a sentir o fim da paixão pelo que fazem e não conseguem pensar em novas maneiras de inovar, ou eles tentaram inovar muitas vezes sem sucesso, então é hora de olhar para outras oportunidades”, aconselha.

    Volte para a escola: Síndrome de Burnout às vezes pode ser um caso de desenvolvimento estagnado. Por esta razão, Russell recomenda que os profissionais de TI mantenham suas habilidades atualizadas.“Você tem que ficar apaixonado e sentir que você está aprendendo novas coisas”, disse.

“Há tantos diferentes treinamentos e certificações de aprendizagem por aí – você pode se inscrever em cursos presenciai ou online, apenas mantenha o ritmo e se sinta como sendo uma excelente opção ao empregador.”

Tire uma semana de folga. Sério: “Se desligue”, diz Russell.  Sem smartphone, sem acessar e-mail corporativo, sem atender ou fazer chamadas telefônicas.

Fonte: ITWEB