Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Daedalus - o serviço capaz de monitorar a internet


Desenvolvida por instituto japonês, tecnologia identifica ações suspeitas e aponta sua localização dentro da rede.

Hollywood sempre nos mostrou um futuro em que tudo estaria conectado e dentro de um enorme banco de dados que analisaria qualquer ação. Ainda que esse tipo de coisa ainda não seja possível com seres humanos, o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação do Japão (NICT) desenvolveu um sistema em que é possível monitorar redes em tempo real para identificar atividades suspeitas.

Apesar de parecer algo completamente futurista, o Daedalus existe. Ele acompanha o fluxo de dados e tenta identificar qualquer indício de que algo de errado está acontecendo. Ao localizar qualquer tipo de ameaça — o que inclui até mesmo um pendrive infectado sendo conectado ao PC —, ele imediatamente isola aquele ponto, destaca sua localização e envia um email ao responsável pelo setor de segurança.

Outra possibilidade oferecida pelo sistema está em reconhecer fontes de ataque, incluindo os famigerados DDoS. Apesar de se tratar de uma enorme quantidade de conexões sendo direcionada a uma única rede, o Daedalus é capaz de identificar sua origem em tempo real, o quefaz dele uma excelente ferramenta de segurança.

O NICT afirmou que pretende disponibilizar o sistema de monitoramento gratuitamente às universidades cujas redes suportarem a presença do Daedalus. Além disso, segundo o site The Verge, o instituto também está em negociação com a empresa Clwit para transformar a tecnologia em um produto que deve ser comercializado nos próximos anos.

Veja o video demonstrativo:



Fonte: TECMUNDO