Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Segurança: Internautas brasileiros ganham cartilha sobre o uso seguro da web


Os internautas brasileiros ganharam nesta segunda-feira (26) uma cartilha online, a 'Cartilha de Segurança para Internet', que fornece dicas aos usuários para evitar golpes e fraudes na web. O material foi produzido e disponibilizado em PDF pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Para facilitar a compreensão dos usuários, a cartilha é acompanhada por slides, licenciados sob Creative Commons, sobre segurança e práticas de cibercriminosos na internet. Entre os temas tratados pelo documento estão o uso de páginas falsas, sites de compras e leilões para a captura de informações pessoais e dados bancários do usuário - prática conhecida como phishing, sugerindo que os clientes poderão não receber os produtos comprados por essas páginas, receber equipamentos danificados e ter seus dados financeiros usados em outras transações.

A cartilha ainda orienta os internautas a sempre usar computadores seguros e ter cuidado na elaboração de senhas para o uso em sites de compras, por exemplo. O documento sugere que os consumidores busquem por sites e lojas virtuais de confiança e que é primordial desconfiar de ofertas muito atraentes.
Além disso, os slides e textos que compõem a cartilha também orientam os usuários a sempre guardar comprovantes de compra e pagamento dos produtos adquiridos online, para facilitar sua reinvindicação em caso de problemas futuros.

O texto é o terceiro volume de uma série criada pelo CERT.br sobre o universo online e seus cuidados. Os dois primeiros foram o 'Redes Sociais' e o 'Senhas'. A ideia do projeto é ajudar os brasileiros a usar a internet com mais segurança, principalmente, com o aumento de 69% da realização de compras online entre 2010 e 2011.


Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário