Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Mercado de segurança digital deve movimentar US$ 67 bilhões este ano

As maiores influências sobre os gastos estão agora na crescente complexidade dos ataques, que aumenta o volume de dados necessários para a detecção, diz o Gartner

O mercado global de segurança e serviços deve crescer para 67,2 bilhões de dólares em 2013, com crescimento ainda maior em 2016 - quando pode chegar a 86 bilhões de dólares, de acordo com analistas da Gartner.

Ano a ano, 2013 verá um crescimento de 8,7% em comparação com 2012, que teve vendas de 61,8 bilhões de dólares.

As maiores influências sobre os gastos estão agora na crescente complexidade dos ataques, que aumenta o volume de dados necessários para a detecção, disseram os pesquisadores. Isso requer melhores equipamentos e serviços de apoio.


Os invasores também estão se tornando não só mais difíceis de detectar com camadas únicas de defesa (como firewalls), mas também mais difíceis de se livrar por completo, uma vez que contornam as defesas graças a métodos criados para roubar as credenciais.

"Mitigar a ameaça de ATAs [ataques direcionados avançados] exige uma estratégia de defesa em profundidade em diversos controles de segurança", disse o diretor de pesquisa da Gartner, Lawrence Pingree.

"As organizações devem empregar um modelo de abordagem de defesa em profundidade, em camadas. As organizações devem continuar a definir a segurança maior, alcançando muito além da segurança existente e das exigências de conformidade, a fim de prevenir ou detectar esses ataques recém-emergentes e estratégias de penetração persistentes ", argumentou.

As tendências como BYOD também mudam a ênfase de dispositivos para aplicações de segurança, dando a prestadores de serviços de segurança a oportunidade de "capturar" alguns dos orçamentos destinados à segurança de endpoint tradicional.

Tudo isso implica em mudanças no pessoal e nas habilidades necessárias presentes na demanda de profissionais de segurança, com o surgimento de analistas de dados - cientistas da informação, se você preferir - aparecendo em mais organizações.

"Para suportar a crescente necessidade de analistas de segurança, mudanças na equipe de segurança da informação, tecnologias, métodos e processos de integração serão necessárias - incluindo o armazenamento de dados de segurança e capacidades de análise, e um papel emergente para os analistas de segurança de dados dentro das grandes organizações empresariais", disse o diretor de pesquisa da Gartner, Eric Ahlm.

Fonte: IDGNOW