Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Três formas de priorizar os investimentos em infraestrutura

CIOs não podem cair na tentação de se arriscar em novas tecnologias que só trarão resultados em longo prazo

Nos últimos meses, as áreas de TI têm sido pressionadas a buscar também a inovação. Ou seja, o CIO ouve cada vez mais que ele precisa encontrar formas criativas de fazer com que a tecnologia gere mais resultado para os negócios. Mas como priorizar novos investimentos?

O vice-presidente da Riverbed Technology, Rob Whiteley, acredita os gestores de TI vivem um dilema. Para começar a enfrentá-lo os executivos que cuidam da infraestrutura e da operação precisam priorizar o destino dos orçamentos.

Como forma de ajudar os CIOs nessa tarefa, Whiteley destaca três preocupações que as empresas devem priorizar em relação aos investimentos em infraestrutura:

1 – Automação de processos

Em TI, isso é necessário para levar as operações a um patamar de qualidade mais alto. Vale ressaltar que os projetos não acontecem com o objetivo de reduzir as equipes, mas sim de permitir que os profissionais de tecnologia que passam 75% do tempo ‘apagando incêndios’ tenham a oportunidade de atuar em áreas mais importantes.

"Isso é o que eu costumo chamar de ‘industrialização” da tecnologia, a qual é alimentada por três tendências: a de maturação das operações de TI por meio de padrões como ITIL e Six Sigma; do aumento do uso de ferramentas de automação sofisticadas e do apetite das empresas por mudanças organizacionais", afirma Witheley.  

 2 – Revitalização do data center

Depois de redesenhar as operações e equipes, os líderes devem voltar atenção a melhorias no data center. "Tarefa que pode ser realizada com a economia de orçamento de 40% obtida com a automação de processos", defende o consultor.

Ele lembra ainda que para essa modernização o CIO precisa estudar os benefícios da virtualização e da consolidação de servidores.

3 – Virtualização de desktops

Os gestores deverão apostar em algo relativamente novo no mercado, na visão de Whiteley: a virtualização de desktops. O grande ganho, segundo o especialista, está em padronizar o acesso aos dados corporativos para garantir a segurança das informações.

"Transformar o ambiente de trabalho pode não ser tão fácil quanto parece", admite o vice-presidente da Forrester. Ainda segundo ele, o primeiro passo do projeto deve ser dividir as equipes por segmentos e padronizar os acessos. Na sequência, o CIO tem o desafio de treinar e conscientizar as equipes da importância dessa mudança.

Fonte: CIO