Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

FLISOL DF 2014 – Um evento de colaboração e compartilhamento de conhecimento!

Faça sua inscrição. Clique Aqui

O QUE É?

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre é um festival anual de instalação de software livre, gratuito e aberto a toda a comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O evento tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

O Distrito Federal entrará nessa maratona pela 10ª vez. A América Latina toda neste dia estará conectada ao mesmo tempo falando sobre um mesmo tema! É o maior evento colaborativo descentralizado do mundo!

DATA: Acontecerá no dia 26 de abril de 2014 (último sábado do mês) entre os horários de 08:00 hrs e 18:00 hrs.


Quem organiza?

A Comunidade de Software Livre na América Latina, composta por pessoas e grupos de diversas naturezas, com o apoio de outras entidades, principalmente educacionais, e alguns patrocinadores dos eventos em cada cidade. 

Qual o público alvo?

O evento é dirigido a todo tipo de público: estudantes, pesquisadores, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, entusiastas, e mesmo pessoas que não tem muito conhecimento em informática.

Quanto custa?

A participação no evento é totalmente livre e gratuita.


Sedes

TAGUATINGA

Faculdade JK


QNG Área Especial - Nº 13 Setor G Norte
Taguatinga Norte/DF
Cep: 72130-130
Tel: (61) 3354-8811     (61) 3354-8171



SANTA MARIA

Faculdade JK


Avenida alagados, 115.
Em frente a Telebrasilia.
Santa Maria/DF
Cep: 72.548-225
Tel: (61) 3468-8405



SOBRADINHO

Faculdade JK


Quadra “13″
Areá Reservada Nº 03
Sobradinho/DF
Cep: 73.040-130
Tel: (61) 3201-8250



OBJETIVO:

O FLISOL busca estreitar e ampliar o contato de usuários de computadores com o mundo do Software Livre. O evento permite que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas e sugestões.

A instalação de Software Livre é feita de forma gratuita por pessoas tecnicamente preparadas para tal procedimento. Aplicativos livres também são instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.

Como objetivos primordiais do evento podemos destacar:

- A promoção do uso de Software Livre em geral e da adoção de sua filosofia de colaboração e compartilhamento de conhecimento em todas as áreas, especialmente na educação;

- A criação e o estabelecimento de novas interações entre usuários e desenvolvedores;

- A promoção da autoria por meio da realização de palestras e minicursos com a participação social de toda a comunidade;

- A aproximação de novos usuários do software livre com apoio na instalação de softwares;

- A participação cidadã colaborativa e o desenvolvimento de novas competências tecnológicas;

- O desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação de novos mercados tecnológicos.

METODOLOGIA:

O conteúdo técnico será ministrado através de:

- PALESTRAS e MINI-CURSOS: que versarão sobre os assuntos que dizem respeito às ações de governo, aliadas às das comunidades civis organizadas, bem como assuntos em voga que venham a embarcar o uso de software livre em produções industriais, tecnológicas, científicas ou acadêmicas;

- WORKSHOP's: nos quais poderão ser demonstradas a aplicabilidade de sistemas de código aberto, desde suas mais simples utilização até as possibilidades positivas que estas ferramentas influenciam no desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento na sociedade brasileira; e finalmente,

- INSTALL FEST: trata do principal mote do evento, que nada mais é que uma festa de instalações de distribuição linux, dentre elas: Ubuntu, Mandriva, Debian, Fedora, Linux Mint, entre outras... Além de diversos softwares livres para quem não desejar mudar de sistema operacional, como: Firefox, Thunderbird, LibreOffice, Gimp, Inkscape, etc.

Obs: todas as atividades de capacitação são inteiramente gratuitas.

Que benefícios eu terei?

Você terá a oportunidade de instalar Software Livre em seu computador, para apreciar o que é alternativa real e segura para outros modelos de desenvolvimento e distribuição de software. 

Ficará informado sobre a cultura, a filosofia e a organização em torno dele. 
Conhecerá as experiências, desenvolvimentos e pesquisas de grupos e instituições sobre Software Livre, tanto a nível local como nacional e internacional. 

Talvez você encontre uma solução alternativa em Software Livre para você, sua empresa, escola, universidade, e até mesmo para o seu governo. 

Você poderá esclarecer suas dúvidas sobre as questões relacionadas e, talvez, encontrar em um Software Livre, uma alternativa para pesquisa, emprego e desenvolvimento tecnológico.

Quero ajudar, o que devo fazer?

Há várias formar de colaborar, entre em contato com seu coordenador local e mostre seu interesse e ofereça o seu apoio em qualquer um desses itens:

* Divulgação
* Patrocínio
* Como instalador
* Como organizador
* Construção comunitária da Wiki

Saiba mais: FLISOL-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário