Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Cidade Inteligente: Distrito Federal lança projeto inédito de Wi-Fi grátis no Brasil

Incluindo soluções Cisco, com desenvolvimento da MTel Tecnologia, projeto dará acesso gratuito à internet para mais de 30 mil habitantes. O próximo passo será levar Brasília à classificação de cidade inteligente

O Distrito Federal deu o primeiro passo para se tornar uma “cidade inteligente”. A cidade investirá R$ 22 milhões até o fim do ano para garantir conectividade Wi-Fi gratuita em espaços públicos para até 30 mil habitantes simultaneamente, sob o projeto Sinal Livre, o maior de conexão gratuita do Brasil.

A tecnologia implementada inclui soluções completas de Wireless Outdoor Metro Ethernet e Segurança da Cisco. O projeto, que contou com o apoio técnico e operacional da empresa, é amparado por um consórcio formado por quatro companhias – entre elas MTel Tecnologia, integradora Cisco para o setor público. 

O Sinal Livre foi desenvolvido para atender a área central do Distrito Federal, tendo o Eixo Monumental e Asas Sul e Norte como pontos principais, além de cada uma das 31 regiões administrativas. No total serão 220 pontos de acesso espalhados por todo o Distrito Federal, dimensionados conforme o tráfego urbano e em atendimento aos pontos com maior fluxo de pessoas. Na área central, por exemplo, onde está situado o Estádio Nacional Mané Garrincha, há 96 instalações. Na rodoviária são outras 54, enquanto o Centro de Convenções Ulysses Guimarães conta com seis. Existem instalações também no Planetário de Brasília e no Parque da Cidade. Por fim, cada região administrativa deverá receber, em média, cinco áreas de cobertura. A GDFNet, rede de fibra ótica da Secretaria do Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), foi utilizada para amparar o projeto, o que dispensou pesados investimentos em infraestrutura para transmissão de dados.

“Ao utilizar a rede para melhorar a administração pública e os serviços aos cidadãos, o Sinal Livre é muito mais do que simplesmente prover Internet para a população. Trata-se de uma estratégia ambiciosa e um importante marco no país quando se fala em projetos de cidade inteligente”, destaca Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.


A Mtel Tecnologia, integradora Cisco, construiu uma rede MetroEthernet, data center composto por switches core em redundância, solução de segurança com firewall, IPS, autenticação de usuários, filtro de conteúdo web e uma plataforma de gerenciamento centralizada, capazes de suportar o serviço.

“A tecnologia usada no projeto forma o alicerce para entrega de serviços públicos em tempo real nos locais de maior concentração de pessoas dos municípios do Distrito Federal. Os cidadãos e os visitantes passam a contar com a conectividade, o acesso à informação de utilidade pública e toda a inclusão digital que o projeto oferece. Mas tudo isso é um primeiro passo num objetivo maior de prover uma cidade moderna e, quem sabe, a primeira ‘cidade inteligente (Smart City)’ do Brasil”, avaliou Mauricio Blanco, presidente da MTel.

“O objetivo inicial era oferecer conectividade à população em pontos específicos do Distrito Federal. Há pouco mais de dois anos, quando o projeto básico foi concebido, incluímos a possibilidade de transformar Brasília em uma smart city, com a interligação dos sistemas e a possibilidade do aproveitamento da tecnologia nas áreas de saúde, educação, mobilidade e outras”, destaca o líder do projeto, Alexandre de Oliveira Lobo, Subsecretário de Inclusão Digital e Conteúdos Tecnológicos. 

Até o momento foram investidos R$ 18 milhões do valor total da licitação. O lançamento do serviço ao público ocorreu no dia 23 de junho de 2014, após cerca de quatro meses de instalação da infraestrutura. O roll-out para as regiões administrativas teve início em setembro com os site-surveys já realizados em todas as estações do metrô e em alguns pontos de Ceilândia.

Entre os serviços adicionais previstos está a proposta de monitoramento de tráfego e de coleta de lixo em tempo real; além da informatização de estacionamentos públicos.

Sobre a Cisco Systems

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil,acesse: http://newsroom.cisco.com/brasilnetwork. Siga a Cisco no Twitter.

Sobre MTEL

Empresa 100% brasileira, criada em 1996. Adquirida em agosto de 2011 pelo Fundo de Private Equity Alothon Group, LLC, a MTEL investe em parcerias estratégicas com fabricantes players globais, como também na especialização da sua equipe de engenheiros e técnicos certificados, a fim de agregar valor nos serviços ao cliente. Apresenta oferta no modelo de NaaS – Network as a Service, que permite o fornecimento de infraestrutura e serviços profissionais como despesa operacional (Opex) e não como ativo fixo (Capex).