Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Todos Contra a Lei "SOPA" Americana


Entenda o que é o SOPA

Sopa é um projeto de lei que visa a introduzir medidas inéditas e ferozes para conter a difusão de material digital pirata. No entanto, ao invés de se concentrar sobre quem cria e difunde os conteúdos protegidos do copyright, a ação deve recair sobre qualquer site que consinta o compartilhamento de do conteúdo. Isso não vale apenas para portais dedicados inteiramente ao compartilhamento de conteúdos como Pirate Bay, mas também para as redes sociais e as plataformas web como Facebook, YouTube e Google. Dessa forma, uma vez que o tribunal notifique uma ordem contra dado site, o procurador geral pode solicitar o bloqueio de sua indexação no Google, os pagamentos através de circuitos que tenham sede na América, como PayPal, e outros serviços correlatos. 

Fato é que o Sopa corre o risco de não resolver minimamente o problema do copyright e ainda pode provocar um grande problema na Rede, já que sites que se baseiam sua existência no livre compartilhamento de conteúdos, como as redes sociais, seriam obrigados a lançar mão de improváveis operações de screening ou impedir os usuários de compartilhar conteúdos.

Nesse contexto tão complexo, o debate sobre o direito do autor encontra seu espaço. Não há dúvidas sobre a necessidade de se adequar o direito do autor à era digital. Fenômenos como copyleft, Creative Commons e os softwares open source têm demonstrado que copyright e o livre compartilhamento podem conviver, mas que, em alguns casos, os conteúdos protegidos pelo direito do autor podem beneficiar uma difusão paralela na Rede.

É evidente a corrida das indústrias discográficas e cinematográficas e editoras de proteger a produto, já que investirão muito dinheiro em sua produção Buscam agir contra aqueles que não pagam um só bilhete no bilhete e se esquiva dos anúncios publicitários promovidos em shows ou programas de televisão. No entanto, a questão é necessidade de propor novas soluções adequadas à situação atual. O Sopa, tal como concebido, além de não sanar o problema do copyright pode reduzir a liberdade conseguida na Rede.

Embora, a princípio Sopa tenha sido "deixado de lado por tempo indefinido", o apagão persiste, a fim de ser uma declaração sobre todo e qualquer mecanismo de censura na internet!

Fonte: Tecnoarte

Um comentário: