Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

A importância de se conhecer o processo de Boot


Na evolução tecnológica, percebemos que muitos equipamentos modernos estão tomando conta do mercado e passaram a incorporar as nossas atividades diárias. 


Sempre estamos fascinados em comprar o melhor modelo, possuir o melhor recurso,  um designer despojado e que fará sucesso entre os amantes da tecnologia.

Entretanto, a atividade simples como o ato de ligar e desligar os equipamentos eletrônicos como um notebook, celular, smartphone, etc, a primeira vista pode ser um processo tão “comum” que as pessoas não pararam para analisar as consequências que podem surgir de uma ação tão simples de ligar um notebook quando se propõe a investigar um suspeito de um crime virtual em busca de evidências.

Analisar o processo de inicialização de um notebook é acompanhar as etapas de boot do equipamento (que é a forma do computador de executar determinadas tarefas antes de disponibilizar ao usuário o uso do Sistema Operacional instalado no notebook) até o momento de passar o “comando” do computador para as vontades de quem vai manuseá-lo.

Nos computadores modernos, ao ligar o equipamento, as primeiras instruções a serem executadas são as que estão armazenadas na BIOS (Basic Input/Output System) que é uma memória somente leitura e já vem pré-programada de fábrica, que ao ligar o computador, será executado o processo POST (Power On Self Test), ou seja, uma sequência de testes ao hardware responsável por verificar e identificar os componentes físicos instalados.

Após essa primeira etapa, em seguida, é executada a instrução 19 (INT 19) que tem por objetivo fazer com que o processador tente inicializar um Sistema Operacional lendo o setor de boot de um disquete. Caso não consiga, ele precisa carregar um programa que fica na MBR (Master Boot Record) para encontrar na partição ativa, a porção do “loader” que carregará o kernel do Sistema Operacional para a memória e assim, carregar os módulos correspondentes ao SO e por final, o notebook estará pronto para uso.

Após essa pequena análise do que acontece ao ligar um computador/notebook, podemos perceber os riscos existentes ao investigador forense com um equipamento eletrônico, alvo de uma investigação, com o simples ato de ligá-lo. Para muitos, esse procedimento continuará a ser um ato normal, mas é melhor imaginar quais são os possíveis problemas no boot de um notebook.

Imagine um criminoso que passa o dia inteiro na internet em busca de fotos de crianças nuas, para que possam ser armazenadas em seu computador com o objetivo de mais tarde, divulgar na grande rede de computadores. Já está aqui caracterizado o crime de Pedofilia. Sabendo disso, ele possui um sistema bem eficaz para evitar ser pego e responder pelo crime que comete, o de Pedofilia (na verdade, o autor será enquadrado nos artigos dos delitos sexuais).

Desse modo, ele “prepara” o processo de boot de sua máquina de tal forma que se durante o carregamento do Sistema Operacional não for  pressionada uma determinada tecla, o sistema executará uma função pré-determinada pelo criminoso, que pode ser uma “esterilização” do disco rígido, conhecida como Wipe, que é o ato de apagar os dados da mídia de forma eficaz e irrecuperável (dependendo da forma utilizada) evitando que vestígios de suas ações sejam descobertas.

Portando, um Perito Digital tem que possuir técnicas de investigação, seguir procedimentos de busca à evidências de modo que um simples ato de ligar o equipamento eletrônico não jogue fora tudo aqui que ele esperava encontrar. Nesse meio, não existe pressa, tem que planejar os atos, pensar em suas consequências, e acima de tudo, exercer o ato contínuo da busca pelo conhecimento.

Fonte: TIEspecialistas por Roney Médice 

Nenhum comentário:

Postar um comentário