Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Três etapas obrigatórias para a criação de políticas de proteção de dados


Qualquer esforço de criação de implantação de políticas de proteção de dados deve levar em conta a definição do problema, o desenvolvimento das regras e, principalmente, o cumprimento das normas

Os dados corporativos são atualmente os ativos mais valiosos de uma companhia e, não surpreendentemente, tornaram-se os maiores alvos de ataques e ameaças, na maioria das vezes de origem interna.

O sucesso das políticas de segurança da informação depende de diversos fatores, que vão desde a liberação dos investimentos necessários até a criação de regras voltadas à proteção de dados e à prevenção de incidentes.

Estabelecer e implementar políticas de proteção de informações críticas e confidenciais requer algumas etapas obrigatórias: a definição do problema, o desenvolvimento das regras e, principalmente, o cumprimento das normas.

1 - Defina o problema

A empresa precisa definir minuciosamente o escopo do problema para, então, mitigar seus efeitos. Uma “auditoria de dados sigilosos” – a qual inclui passos semelhantes aos percorridos em qualquer auditoria de segurança – é uma ferramenta importante para mapear quais são as informações secretas que a organização possui.

Como os dados podem ser de formatos e tamanhos diferentes, é indicado que a auditoria siga as seguintes etapas:

a. Determinar quais informações precisam ser protegidas
b. Rever os processos já implementados para proteger tais dados
c. Analisar a solidez dessas informações, identificando lacunas de proteção

A necessidade de proteção de cada informação deve ser avaliada de acordo com o valor do dado, seus usos práticos e o custo para mantê-la segura.

2 - Desenvolva as regras de proteção 

O programa de proteção inclui um conjunto de políticas, processos, contratos e infraestrutura de TI para suportar tudo isso. É importante lembrar de que cada companhia tem particularidades que influenciarão a aplicação da estratégia de segurança.

Entre as particularidades estão: segmento de atuação, valor das informações confidenciais, cultura corporativa, disponibilidade de recursos financeiros, processo de seleção de funcionários, clima organizacional, entre outros.

De forma geral, um programa de proteção envolve:

a. Mecanismos de controle de acesso e gestão de identidades;
b. Regras para a utilização de dispositivos como drives USB, cartões de memória e smartphones, e acesso a sites não relacionados ao trabalho e redes sociais;
c. Restrições e protocolos que garantam o que só os usuários selecionados terão acesso aos dados sigilosos e que qualquer movimentação dessas informações será registrada;
d. Políticas expressas para regulamentar o acesso e a preservação dos dados corporativos;
e. Protocolos para bloquear o acesso de funcionários tão logo sejam desligados da companhia;
f. Revisões periódicas para a busca de possíveis brechas de segurança.

Enquanto essas políticas são voltadas aos funcionários, o programa completo de segurança corporativa inclui exigências a prestadores de serviços, fornecedores, candidatos a fusão ou joint-ventures.

Embora muitas questões de proteção e privacidade envolvam o departamento de TI, é importante que o CIO conte com o apoio das áreas jurídica, de recursos humanos, financeira e também do conselho deliberativo. Só assim há a possibilidade de desenvolver um projeto coeso e que abranja todos os níveis da companhia.

3 -Siga as regras

As etapas descritas são de extrema importância para o sucesso do programa de segurança. No entanto, se houver qualquer falha na implementação das políticas, todo o esforço anterior torna-se nulo. E se isso acontecer, não adianta culpar o orçamento disponibilizado para o projeto, as pessoas envolvidas ou os recursos tecnológicos utilizados.

No cenário atual, os profissionais de TI e os advogados são, em conjunto, a entidade que tem como principal missão proteger os dados confidenciais da organização. Por isso, é importante que o CIO trabalhe junto com o responsável pela área jurídica desde o início do projeto.


Fonte: CIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário