Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Perfil do profissional de Segurança da Informação – via @filipevillar

Introdução

Essa pesquisa foi elaborada de forma independente por Filipe Villar(filipevillar@gmail.com) com a intenção de atender a necessidade de se identificar o perfil dos profissionais que atuam no mercado brasileiro de segurança da informação.

Essa pesquisa coletou 112 respostas de profissionais distintos no período de 01/06/2011 a 20/06/2011.

Dentre outras, foram coletadas de forma anônimas informações sobre o nível acadêmico, faixa salarial, perfil de atuação, tempo de profissão, certificações conquistadas, dentre outros dados.

Esse documento presta-se a publicar os resultados do cruzamento de alguns dos dados obtidos. Caso ache que essas informações não são suficientes, entre em contato com o autor da pesquisa solicitando outros resultados.

Em momento algum serão disponibilizados os dados brutos da pesquisa.

Compilação em gráficos

Faixa Etária



Faixa Salarial

Vale ressaltar que a pesquisa feita sobre faixas salariais ocorreu sob as seguintes especificações:

Os valores foram cotados em dólar americano (US$) em virtude da possibilidade de profissionais morando no exterior;
A cotação do cambio a ser considerada nessa pesquisa foi de R$1,70

Nível de Formação Acadêmica



Horas Semanas de Estudo


Certificações



Incentivo a Certificações



Idiomas Estrangeiros



Experiência no Exterior



Tempo

Tempo de Atividade Profissional




Tempo de Atividade em Segurança da Informação




Cruzamento de Dados


Faixa Salarial por Faixa Etária


Faixa Salarial por Tempo de Experiência


Faixa Salarial por Experiência Internacional

Vale ressaltar que se entende por “experiência internacional” aqueles profissionais que trabalham ou que trabalharam fora do Brasil. Não foram consideradas as situações onde o profissional interagia com estrangeiros ou que executasse projetos ou atividades pontuais no exterior.


Disposições Finais

Sobre a Pesquisa e Suas Respostas

Esse material é resultado do trabalho de pesquisa sobre o perfil dos profissionais de segurança da informação. Todas as respostas cedidas para essa pesquisa foram fornecidas pelos próprios profissionais que, espontaneamente, responderam ao questionário apresentado.

Em momento algum o autor do trabalho se responsabiliza pelas respostas prestadas, sendo estas de inteira responsabilidade daqueles que decidiram participar do levantamento.

Sobre esse Documento

Este documento é uma versão preliminar da compilação das respostas que foram apresentadas à pesquisa. De maneira nenhuma esse documento esgota as possibilidades de cruzamento de informações, mas apenas presta-se para uma apresentação inicial dos resultados obtidos.

Fica a critério do autor da pesquisa, Filipe Villar (filipevillar@gmail.com) publicar novas informações sobre essa pesquisa. Caso haja interesse individual ou conjunto de qualquer forma por mais informações, o autor coloca-se à disposição para a cessão de mais informações ou dos resultados de cruzamentos de dados.

A base de respostas, constante de todas as respostas em sua forma bruta, não está disponível a apreciações.

Sobre a recorrência

É de intenção de o autor Filipe Villar (filipevillar@gmail.com) repetir periodicamente a pesquisa para fins de acompanhamento das alterações de perfil passíveis de ocorrer através do tempo. Contudo, essa intenção não caracterizará obrigatoriedade alguma nem ao autor, nem tampouco àqueles que tenham participado de qualquer versão da pesquisa.


Até a próxima!