Postagem em destaque

Como iniciar a sua carreira de Segurança da Informação?

Planejamento para se tornar um Analista de Segurança da Informação. Monte o Seu. Após um pouco de pesquisa sobre o tema e conversad...

Cartilha Compras Seguras na Internet

Comprar pela internet pode ser seguro - Basta seguir algumas recomendações básicas de segurança. Veja nesta cartilha quais são elas e compre com tranquilidade em lojas virtuais, sites de compras coletivas e outros.

- Antes de comprar, você precisa estar atento(a) ao seu computador. Seu programa antivírus está atualizado ou você não tem a menor ideia? As atualizações são importantes porque a cada dia novas ameaças aparecem na Internet e um programa desatualizado pode não identificá-las, deixando seu computador desprotegido. Se existir algum vírus, não é seguro fazer compras online a partir dele. Então, faça a verificação!

- Se não souber como reforçar a segurança do seu computador, peça ajuda. Vulnerabilidades em softwares ajudam os fraudadores. É fundamental manter um antivírus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam. No caso de Windows, utilize a opção Microsoft Update (em vez de Windows Update) para atualizações. Assim, tanto o sistema operacional quanto os aplicativos (exemplo: Microsoft Office) serão atualizados.

- Da mesma forma, tenha sempre as versões mais recentes de seu navegador de acesso à Internet (exemplos: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome). Isso oferece proteção adicional contra golpes de phishing e vírus.

- Mantenha atualizados também o Adobe Flash Player, Sun Java JRE e o Adobe Reader (para documentos .pdf). Há muitas vulnerabilidades que afetam essas aplicações que estão por trás de várias páginas que utilizamos todos os dias.

- Apesar de tentadores, desconfie dos preços muito abaixo da média do mercado. Se não for um site de compras coletivas, onde geralmente os descontos chegam a até 90%, pode tratar-se de uma fraude. Sabe a velha história de que “o barato pode sair caro”? Se encaixa perfeitamente aqui. Tenha bom senso.

- Confira sempre os Termos de Uso e a Política de Privacidade da loja para ver se concorda com eles antes de efetuar a sua compra. Também é importante estar ciente da política de trocas e devoluções para saber como a loja reage a esse tipo de ocorrência. Verifique se o endereço do site na barra de endereços corresponde ao nome da loja. Se for um nome diferente, pode ser uma fraude. Na dúvida, prefira digitar o endereço a acessá-lo através de um link, pois pode estar camuflado.

- Seja cuidadoso com os links patrocinados do Google (resultado da busca em uma caixa amarela no topo da página de respostas da busca e no painel direito). Já aconteceram diversos casos em que fraudadores pagaram pelo serviço para destacar suas páginas falsas ou páginas de distribuição de software malicioso (malware). Utilize sites de busca alternativos para verificar o endereço correto da loja, como Dogpile, Clusty e Microsoft Bing.

- Telefone para tirar dúvidas. Se o site não oferece um telefone para contato, desconfie.

- Não deixe suas compras para a última hora! Atrasos eventuais podem ocorrer. Organize-se para comprar com antecedência e não se estressar caso algo dê errado.

Baixe a cartilha completa: Cartilha Compras Seguras na Internet! (PDF)

Texto retirado: © 2011, CAIS/RNP - Centro de Atendimento a Incidentes de
Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário